-
Arquitetos: Esquadra Arquitetos
- Área: 552 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Joana França
-
Fabricantes: Carminati, Impar Ambientes, Light Design, Multipedras, Saccaro, Talentus Esquadrias, Vallori
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa foi projetada tendo como diretriz a maior ocupação possível do terreno, possibilitada pelo extenso programa comparado à área disponível. O desejo de uma casa prática, uma fachada com maior presença, porém que permite aos transeuntes um maior conforto com afastamento adequado e sem portões ou quaisquer barreiras. O terreno tem um desafio já em seu acesso, tendo um desnível de 90cm em seus primeiros metros de extensão. O acesso à casa se dá através de um caminho com uma pequena escadaria, passando pela empena de concreto que traz equilíbrio e uma melhor composição para a fachada e ao longo desse caminho temos o jardim presente ao longo de todo o percurso sombreado pelo pergolado em concreto.
Para maior aproveitamento do terreno foi criado um jardim intermediário, entre os volumes do corpo principal da casa, permitindo a presença de elementos verdes visíveis por toda a área social da casa, assim como uma maior ventilação e iluminação desses ambientes. A sala de estar possui integração com a sala de jantar e a cozinha, um pé-direito duplo com duas faces de esquadrias de vidro que tornam o ambiente bem iluminado e ventilado, além de proporcionar vistas das áreas externas da casa, seus jardins, piscina, até o próprio céu. A casa possui integração entre os ambientes da cozinha e da churrasqueira, com essa ampla faixa de preparo e lazer. A presença próxima da piscina às áreas de permanência da casa a tornam um elemento não só de lazer, mas também de conforto no dia a dia quando serve como espelho d’água, trazendo maior sensação de conforto durante os períodos mais secos da região.
O pavimento superior comporta a área íntima da casa, ao subir as escadas tem-se uma sala de televisão que também funciona como escritório e que distribui a circulação para os quartos, com duas suítes compondo a fachada frontal e a suíte principal voltada para a parte interna do terreno, com vista para a área da piscina. O projeto faz uso da totalidade da área do terreno ainda possibilitando a existência de espaços de jardins com vistas livres que contribuem com a iluminação e ventilação de ambientes e na vivência da casa.